
Aqui no Blog já falamos dos cuidados que você deve ter ao rodar por aí, pilotando tanto para os outros, quanto para si mesmo e como evoluir sua técnica o torna um piloto melhor.
Falamos também sobre a importância do equipamento de proteção pessoal que obviamente te protege em caso de queda e ainda ajuda a dar mais confiança ao rodar.
Nessa mesma linha, hoje, falaremos da importância das condições da motocicleta, mais especificamente dos pneus da sua moto.
Tudo na motocicleta obviamente tem de estar 100% em dia para que você rode tranquilo e em segurança, concentrando-se no que realmente importa. E uma das partes críticas, e que às vezes não é observada como deveria, é o estado dos pneus. Por exemplo, você sabe identificar a hora certa de trocá-los?
Pois é, alguns motociclistas acabam não se atentando a isso, mas é bem simples de verificar com o TWI da sua moto.
Como o TWI pode te ajudar na verificação dos pneus.
O Principal indicativo de verificação das condições do Pneu é o TWI (Tread Wear Indicator), em tradução livre “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”.
É um marcador que os fabricantes colocam para indicar o desgaste da borracha do pneu da moto. Interessante, né?
Esse marcador é saliente, podemos identificá-los facilmente de duas formas: na lateral do pneu você vai encontrar as letras TWI ou setas (dependendo do fabricante), ou entre os sulcos encontramos filetes de borracha transversais.
Além do TWI, outras características cruciais a se observar são se os pneus não tem recortes em sua estrutura lateral, se estão mantendo a pressão dos pneus constantes e claro, calibrá-los de acordo com as especificações dos fabricantes.
A importância de verificar TWI da moto e as condições de segurança:
Parece um pouco óbvio falar da importância de verificarmos as condições da moto antes de rodar, mas será que estamos realmente atentos para identificar de maneira precisa quando é tempo de trocar os pneus ANTES que a moto nos mostre com alguma saída de traseira, por exemplo?
Seja por desconhecimento ou até mesmo por algum tipo de “negligência” aquele: “Ah depois eu troco”, rodar com pneus em mal estado pode causar de sustos até acidentes graves.

Nesse sentido, o Código de Trânsito Brasileiro não cita pneus ruins ou "carecas", mas o artigo 230 do CTB considera infração conduzir o veículo "em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído". A infração é grave (5 pontos), com multa de R$ 127,68. Com base nesse artigo, poderemos até pensar que essa questão é levada a sério no Brasil, mas se compararmos com legislação de outros países, como por exemplo o Reino Unido, notamos que no Brasil o estado de conservação dos veículos não é algo que realmente é levado a sério. R$127 reais pode ser bastante para muitos, mas se pensarmos bem, é uma punição branda para algo que pode colocar em risco a vida do condutor e demais pessoas nas vias.
Por lá a Multa é de 2500 libras (+ de 10000 reais) POR PNEU em mal estado e/ou sendo utilizado após sua vida útil.
Fica claro o quanto essa questão é séria, certo?
Independente do quanto cada país “incentiva” o uso correto desse item imprescindível, agora que você já está por dentro da verificação do TWI da sua moto e das demais dicas de segurança, torne essas observações uma rotina antes de sair com a moto.
Ir em segurança é poder ir cada vez mais longe, por mais tempo.
E lembre-se, nessa jornada, #UseCorse!