Se você acabou caindo nesse blog é porque está começando a se interessar por esse mundo de motos ou as vezes se interessava desde quando era pequeno e ao tirar a CNH percebeu que não aprendeu tanto sobre essa arte quanto imaginava.
Infelizmente nosso sistema não da a segurança para já começarmos pilotando. O exame prático que fazemos só serve para conseguimos nos equilibrar em motos num circuito fechado, e acabar executando algumas manobras tão fáceis que até quem nunca tocou em uma moto com uma introduçãozinha de 5 minutos conseguiria fazer, sem estar em uma situação real em meio a carros e em um corredor de alta velocidade.
Por isso abaixo separamos algumas tarefas para que você possa evoluir e a melhor parte, com segurança!
-
Treinar em um local sem muito movimento
Pode parecer besteira fazer isso, mas vai por mim, ninguém vira profissional sem um tempo de treino em um ambiente controlado. Por isso antes de se aventurar no trânsito louco de sua cidade tire uma parte de seu tempo para escolher o melhor local para que ninguém o incomode por exemplo: um estacionamento vazio, uma rua deserta ou quem sabe os locais em que o CFC de sua cidade usa para treinar os novatos. Tente ganhar o máximo de intimidade com os freios e o acelerador de sua moto.
-
Volte para o início
É bem provável que você nem se lembre como faz os passos iniciais de antes de fato de começar a pilotar.
Comece do começo e repita a operação número zero: destravar a moto, tirá-la do cavalete, ligar o motor e sair. Aprender a correta modulação da embreagem e do acelerador neste passo inicial vai te dar segurança quando você estiver no trânsito. Deixar a moto “morrer” numa partida é um medinho que pode ser eliminado com treino.
-
Repare em seu freio
Muitas moto-escolas dentem a ensinar os alunos sobre uma das coisas que pode salvar sua vida, essa coisa é o seu grande companheiro o seu freio. As moto-escolas tendem a falar para o aluno que o freio traseiro é o mais importante, mas na realidade isso é um mito. O freio frontal é o que possui a maior força de frenagem sendo ele aquele que pode te salvar em um momento de perigo com mais tranquilidade.
Por tanto é muito importante treinar sua técnica de frenagem, recomendamos que comece a 30 km/h é faça frenagens somente com o freio dianteiro logo em seguida repita esse processo, mas dessa vez use somente o traseiro, após terminar faça algumas tentativas tanto com o traseiro quanto com o dianteiro. (além desse tipo de exercício garantir a você mais confiança também vai te trazer um maior domínio de sua moto). Ao se sentir mais confiante recomendamos que vá aumentando a velocidade inicial e execute o mesmo comando acima. *É importante mencionar que as motos atuais com mais de 300cc já vem equipadas com sistemas CBS, no qual o pedal do freio também atua como o freio dianteiro. Porém nada disso elimina a necessidade de usar o freio dianteiro então fique atento!
-
Redução de marchas
O câmbio também ajuda a baixar a velocidade da moto através da redução de marchas. Comece treinando reduções de 3ª para 2ª ou 4ª para 3ª, sempre com o motor em baixa rotação e em velocidade baixa e estabilizada. Atue com suavidade no comando de embreagem e pedal de câmbio.
-
Olhe sempre para onde quer ir.
O grande segredo de pilotos profissionais é saber focar sua visão para longe e calcular com perfeição o caminho que quer executar. Por conta do nervosismo e da falta de experiencia acaba se tornando comum para pilotos iniciantes fixarem sua visão para frente da rota, o que gera desiquilíbrio. Nossa recomendação é que você busque sempre olhar para longe, exige algum treino, mas principalmente para curvas a diferença será brutal em seu domínio é lhe dará mais segurança!
-
Faça com que seu treino pareça situações reais
Em muitas situações enquanto você tirava a sua CNH os desafios eram criados de uma maneira ao qual não eram de fato simulados situações cotidianas. Então recomendamos que treine coisas mais parecidas com o seu cotidiano.
Comece pelas curvas, em uma situação de trânsito você terá que fazer curvas de forma mais ágil podendo chegar a até 80 km. Por tanto comece a treinar mais lentamente é em curvas bem abertas, buscando assim corrigir a sua trajetória o mínimo possível, seja com o guidão ou o seu corpo. Seu objetivo nesse treino será conseguir fazer curvas como se a moto estivesse sobre uma corda bamba, de moto que ela para ficar em pé precise sempre estar estável.
Mudar sua trajetória tanto frenando quanto acelerando também é de extrema importância.
Em uma rua ou estrada você terá que por muitas vezes dirigir além de para ti também para os outros por isso recomendamos que treine essas 2 habilidades para que caso ocorra algo você já esteja preparado (lembrando que não existe imprevisto que não possa ser conta previsto.)
Para começar com a mudança acelerada recomendamos que faça os exercícios de ultrapassagem. Mantenha sua velocidade a 40 km/h e, de modo gradual, acelere e ao mesmo tempo e simule a ultrapassagem de um veículo a sua frente para, depois, voltar à linha anterior, desacelerando. Quando estiver seguro, evolua o exercício reduzindo uma marcha antes de começar a manobra.
Já para a mudança de trajetória freando recomendamos que faça o exercício de desvio de obstáculo. Em velocidade constante e, progressivamente, treine desviar de um objeto imaginário (ou não, uma pequena caixa de papelão serve) enquanto freia suavemente. Aumente a velocidade e a intensidade de frenagem conforme for sentindo segurança.
-
Treine novamente tudo isso só que com alguém em sua garupa
Quando você estiver confiante que já consegue fazer os exercícios que recomendamos com tranquilidade, peça para algum amigo seu que já pilota que vá na garupa com você é te avalie. Além de você ter uma nova experiência pois haverá mais peso em sua moto, também o seu amigo vai conseguir lhe dizer os pontos aos quais você pode melhorar.
Conclusão: Apesar de todo trabalho árduo que terá novamente com total certeza você se sentira ainda mais confiante em qualquer situação cotidiana, pois a prática que você teve ao longo prazo o levará a perfeição. Ninguém nasce sabendo é após você fazer todos esse processo também conseguirá ajudar um amigo seu iniciante a chegar ao seu nível atual.