Enquanto para alguns motociclistas moto é só HD outros fogem da marca e brincam que HD não faz curva, vaza óleo e dá mais problema que prazer.
Aqui nessa postagem separamos algumas motos que deram essa fama para os “haters” de Harley Davidson se deliciarem.
Softail Deluxe 2005 e Dyna Superglide 2004
Os problemas aqui são no motor compartilhado por esses dois modelos. O velho Twin Cam que pode apresentar problemas internos por desgaste em peças plásticas no comando do motor e que se você não estiver atento podem literalmente destruir seu motor em caso de falha. O problema é que não existe correção possível sem fazer uma conversão nesse sistema. Uma economia “porca” da marca para corte de custos?
FXSTB Night Train 2009
A parte mais legal da moto é talvez seu nome ... e fica nisso. O visual é esquisito com um pneu dianteiro fino demais para o visual encorpado da moto. A ciclística desengonçada não ajuda também e o problema não fica só no visual até porque isso em (quase) todas ocasiões é relativo, mas temos também problemas de qualidade de construção. Alto consumo/baixa autonomia, e como já citado, um péssimo controle direcional (um misto de ciclística ruim com um guidão nada preciso que pode levar a perda de controle total ao rodar por desníveis mais pronunciados no asfalto. Parece que a HD reparou nisso e como todos podem ter notado (ou não) a moto foi descontinuada.
HD Street 500
Sério mesmo? HD de baixa cilindrada, baixo torque e baixa potência de peso alto, mesma ciclistica de uma moto maior e portanto, um resultado nada empolgante. Sem contar mais problemas relatados lá fora no motor e também nos freios. É uma HD sem o PUNCH que o torque em baixa da HD dá, e com os problemas das irmãs maiores. Não é a toa que nem veio pro Brasil. Seria cara demais e perderia feio da concorrência.
2014 Electra Glide 2013/2014
Não nos levem a mal e nem culpem o mensageiro. O visual, a imponência e a capacidade dessa motocicleta para seu habitat natural (boas estradas, longas distâncias) é indiscutível. Mas pera lá... 5 recalls de fábrica só para a moto desses anos não dá. Os recalls inclusive incluíam um aviso da própria marca de: “DO NOT RIDE” (não rode) e um de “DO NOT DELIVER” para as concessionárias não entregarem o modelo até que os problemas fossem sanados. Se alguém ai lendo tem uma dessas conta pra gente como e o que deu/dava de errado. As razões reportadas eram problemas para desengatar, falhas de embreagem e cilindro mestre com problemas.
Sportster 1981
O ano de 1981 simplesmente não foi um bom ano para a HD com o fim da era AMF (American Machine and Foundry que assumiu a Harley em 1969 evitando sua falência). Mas de modo geral a Sportster 81 parece ter sido a pior obra da marca. O visual que envelhece mal, problemas de ciclística e controle da moto que trazia riscos graves na condução a velocidades mais altas. O período de recessão com a expansão de motos japonesas mais eficientes forçaram a Harley a tentar novas opções no mercado e com isso obviamente cortes de custos nos produtos resultando em motos com vários defeitos crônicos a Sportster 81 inclusa.
E você já teve sua parcela de desapontamento com a Harley Davidson ou é só dor de cotovelo?
Qual outra moto você colocaria na lista ou mesmo tiraria dela?