Duas questões básicas
- Porque você deveria se preocupar com o conforto do seu equipamento?
- Porque o visual do seu equipamento importa?
Apesar das respostas mais prováveis para essas questões parecerem óbvias, te convidamos a olhar por um outro lado de forma rápida e direta cada uma delas.
Porque você deveria se preocupar com o conforto do seu equipamento?
Apesar de parecer totalmente clichê, a resposta dessa pergunta deveria ser mais aplicada ao comprar um equipamento de proteção do que de fato é.
Ao buscar um equipamento nas lojas, você tem muita opção. Desde jaquetas com multi camadas que servem para qualquer clima até calças com mil bolsos e encaixes nessas jaquetas.
Resultado, você acredita que está fazendo um ótimo negócio levando muitos produtos num só.
Mas será que isso é verdade?
Ao comprar essas peças você absorve um produto com tecidos super quentes (nylon/poliéster/cordura) muito mais pesado que uma blusa ou calça normal e muito mais difícil de carregar/guardar.
Vamos exemplificar: Ao comprar um equipamento desses, com proteção térmica, resistência à agua e que ainda protege contra impacto e abrasão, você dificilmente vai precisar de todas àquelas funções juntas.
Explico:
A proteção de frio extremo, no BRASIL, você vai usar super pouco, com raras exceções, temos praticamente de 9 a 10 meses de calor intenso.
A proteção de chuva dessas peças, mesmo das melhores marcas, pergunte pra qualquer um que realmente roda na chuva pesada, raramente suporta uma pancada de chuva como uma boa e barata capa de chuva e pra piorar, ao parar a moto, você sobra com uma jaqueta pesada na mão, que não cabe em praticamente lugar nenhum, seja o baú da moto, mochila ou capacete.
Resultado: Ou você deixa esse teu equipamento caro e complexo em casa num dia quente ou que tenha um evento mais social e acaba ficando desprotegido, ou você sobra com aquele “trambolho” pra carregar durante o tempo que ficar fora da moto.
Porque o visual do seu equipamento importa?
Temos inúmeras calças e jaquetas de motociclistas que são lindas nas lojas. Os modelos de jaquetas parkas e seus conjuntos por exemplo, são um show à parte. Tem inúmeros bolsos para carregar o que você lembrar de trazer pro seu passeio e ainda sobra.
Contam com vários painéis de refrigeração que você abre e fecha pra ventilar melhor e ainda tem um belo design e acabamentos muito bem feitos (pra não dizer perfeitos).
Mas com algumas peças chegando a custar R$4000 ou mais, vale a pena?
Do ponto de vista técnico pode até valer, mas ao mesmo tempo, esses produtos extravagantes e que entregam que você está sobre uma motocicleta onde quer que você vá, também podem chamar atenção indesejada, de gente que você não deseja ter por perto.
Por isso, mais que uma questão estética e de gosto pessoal, o equipamento que você usa, deve aumentar sua segurança contra um acidente, mas também contra a violência urbana.
Pense nisso.