MOTOS TURBO E SUAS EXCENTRICIDADE - Blog Corse
Back
Frete Grátis nas compras acima de R$ 600,00
Envio imediato
Troca grátis
Parcelamento em até 10x

MOTOS TURBO E SUAS EXCENTRICIDADE

EXCENTRICIDADE, DESNECESSÁRIO, COISA DE CUSTOMIZADOR MALUCO OU UMA BOA IDEIA?

No meio automotivo, a algum tempo, o downsizing vem ditando a regra com motores de cilindradas menores. Hoje, carros de mais de duas toneladas já são equipados com motores de menos de 2000 cilindradas. Coisa impensável no passado onde a indústria seguia a máxima do there’s no replacement for displacement (algo como: não há substituto para um motor grande/com grande capacidade volumétrica (em português realmente não é a mesma coisa).

Hoje, principalmente no mercado brasileiro, é bem raro ver um lançamento em motor V8, até mesmo mundo afora já vem em extinção, exceto EUA ... por enquanto, uma pena, diga-se de passagem.  Os motores V6 ou com mais que 2000 cilindradas também vão indo pelo mesmo caminho.

Carros antigamente famosos pelos motores grandes hoje são equipados com motores bem mais “modestos”. Pra ficar em dois exemplos icônicos, lá nos EUA os dois mais famosos ponycars/musclecars da história, tem suas versões mais ... digamos civilizadas. Mustang e Camaro lá fora, pasmem, tem suas versões 2.0 turbo.

Nas motos essa questão de downsizing não tem muita força pelo apelo de emissões. O fato mais percebido dessa tendência de redução de emissões está mais em escapamentos cada vez maiores e que quase apagam o som do motor em consequência.

Harley por exemplo, hoje, pra ter som de Harley Davidson só mesmo com escape after market. Fora isso, a moto por ser mais ecológica, digamos assim está indo não de uma cilindrada alta para uma menor e sim, direto para o motor elétrico por uma série de fatores.

Pela moto ser um veículo muito mais leve não se fez necessário aumentar sua eficiência com motores turbinados como nos carros. As motos ainda que bem grandes e pesadas como as touring da Harley, por exemplo, não estão sendo equipadas com motores 600cc turbinados. Mas não deve causar espanto, num futuro bem próximo, termos versões totalmente elétricas dessas grandes touring.

De todo modo o motor turbo em motocicleta, ainda que não necessário, ainda é empregado em algumas motos, seja de fábrica como por exemplo uma Kawasaki H2/H2R.

 

Kawasaki H2 H2R

MOTOS DE FÁBRICA TURBO - As Clássicas:

Suzuki XN85

Um exemplar raro foi a versão da Suzuki na batalha de motos japonesas nos anos 80. Talvez a mais bela delas com linhas modernas pra época.

SUZUKI XN85

 

Honda Turbo CX650

A moto que criou o conceito de motocicletas turbo. Possivelmente a melhor da sua classe e que disparou a corrida das montadoras japonesas numa briga pela “melhor” motocicleta turbo.

CX650

Yamaha Turbo XJ 650T

A aposta da Yamaha nas motos turbo que tiveram seu ápice nos anos 80. Uma moto que rendia 91cv. Com um visual modernoso e aspectos high tech da época.

Yamaha Turbo XJ 650T

Kawasaki GPz750 Turbo

Clássica dos anos 80 talvez a mais bela motocicleta do seu tempo a ser lançada no conceito de motos turbo.

Kawasaki GPz750 Turbo

 

BMW Kompressor

A precursora da ideia de instalar um caracol em motocicleta. Criada nos anos 30 e com apenas 492cc gerava a + de 50 anos bons 60 cavalos.

BMW Kompressor

E aí pensou em alguma moto que você faria um projetinho... ou projetaço? Qual motoca que você acha que se beneficiaria de um belo turbo pra dar up no desempenho.

 


Deixe um comentário