Como pilotar uma motocicleta elétrica? - Blog Corse
Back
Frete Grátis nas compras acima de R$ 600,00
Envio imediato
Troca grátis
Parcelamento em até 10x

Como pilotar uma motocicleta elétrica?

Se você ainda não teve a experiência vale a pena conferir

Com a crescente oferta de motos elétricas no mercado e os avanços no desenvolvimento desse tipo de motocicleta, o futuro parece “eletrizante” Pilotar uma moto elétrica é bem diferente do que estamos acostumados e você vai precisar fazer alguns ajustes em seus métodos habituais de pilotagem. Então, aqui está o que esperar sobre como pilotar uma motocicleta elétrica.

Se você ainda não teve a experiência vale a pena conferir.

Silêncio

Sua primeira observação com uma motocicleta elétrica é seu silêncio. Esse é um fator com qualquer veículo elétrico. E andar nesse silêncio pode ser bastante hipnótico. Sem a vibração do motor, você tem zero ruído de transmissão ou rugido do escapamento. Em velocidade, é só você, o vento, um leve murmúrio do motor e o zumbido dos pneus no asfalto.

Moto-Harley-Davidson-Elétrica

O silêncio, no entanto, pode ser um aumento no risco ao pilotar. Semelhante aos automóveis elétricos, você não pode ouvi-los chegando. Em uma motocicleta, andamos com a mentalidade defensiva e ser “invisível” no trânsito, é mais um fator de preocupação. Aliado a falta de ruído, as dimensões menores de uma moto a fazem entrar no ponto cego de retrovisores facilmente elevando o risco de tomar uma “fechada”, por exemplo, e sem o rugido do motor para alertar os outros condutores da sua presença, significa que você terá que ser ainda mais vigilante.

 

Desempenho da Moto Elétrica

No que diz respeito ao desempenho, um giro rápido do acelerador produz aceleração instantânea e torque máximo disponível em qualquer rotação. 100% de torque instantâneo é algo realmente legal. É como rodar numa montanha russa (dependendo da moto obviamente) e você deve ter em mente que no momento em que você acelera, o motor elétrico vai despejar toda sua força de uma só vez na roda traseira ao contrário de um motor a gasolina que é muito mais linear. Após este surto instantâneo de torque/potência porém, ela fica totalmente controlável e linear, como seria de esperar de um motor elétrico.

A falta de necessidade de cambiar a moto também significa que você terá de se adaptar na condução. Pra quem já roda de scooter fica natural mas quem nunca abriu mão do bom e velha primeira pra baixo e o restante pra cima vai ser algo inusitado num primeiro momento.

Ultrapassagens e subidas serão mais fáceis do que nunca, basta mirar e acelerar.

 

Pontos Positivos:

  • Encher o tanque de combustível; pagar pelo combustível como fazemos desde sempre.
  • Se preocupar com a troca de óleo do motor e filtro
  • Ajustar folgas de transmissão
  • Substituir embreagem
  • Substituir corrente/correia
  • Trocar as velas de ignição
  • Verificar cabo ou fluido de embreagem

 

zero-sr-street-tracker

De todo modo ainda que cada vez mais comum, a oferta por enquanto é muito mais limitada a scooters para uso urbano no dia a dia. Motos realmente empolgantes com essa tecnologia ainda estão para chegar e ficarão num nicho de mercado bem específico cobrando bastante pela novidade.

De todo modo já da pra prever que num futuro próximo a tecnologia ganhando escala, tornará acessível esse tipo de equipamento e tornará sua oferta cada vez mais ampla como ocorreu com os celulares a + ou – 15 anos (isso mesmo o primeiro Iphone já tem 15 anos). Sendo assim da pra prever com alguma segurança que poderemos ter na garagem um mix entre o futuro e a nostalgia (elétrica e combustão) e escolher viver entre esses dois mundos... ao menos por algum tempo simultaneamente.

 

Nota: Nos Estados Unidos, as motocicletas elétricas representam menos de 1% do mercado de motocicletas atualmente. Isso se deve principalmente ao seu alcance limitado, longos tempos de carregamento e falta de uma rede nacional conveniente de estações de carregamento.

Confira também o blog sobre Harley Davidson Big Trail: Esportiva e elétrica?

E ai já teve sua experiência eletrificada? Conta pra gente o que achou!


Deixe um comentário