O Problema de dirigir a noite
Quem já pilotou a noite sabe que existem diversos riscos relacionados a essa tarefa, sendo eles dimensionar espaços, velocidade e distância.
Além claro do ofuscamento natural de nossa visão que possui um tempo de adaptação de até 4 segundos após cruzar outro foco de luz como o de um carro vindo na outra direção.
Apesar de 4 segundos não parecer nada, quando imaginamos uma situação em que estamos a 100 km/h isso significa cruzar mais de 100 metros com a visão parcialmente comprometida.
Estradas inteligentes que brilham no escuro
A fim de ajudar na resolução do problema de visão noturna nas estradas, a empresa Australiana Tarmac em colaboração com a OminiGrip e a Vic Roads realizaram um teste de novas marcações em estradas para que elas brilhem no escuro dando muito mais orientação ao piloto/motorista.
Esse experimento acabou se tornando “Viral”, com muitos internautas comparando esse efeito com o do filme de ficção científica “Tron o legado” de 2010.
O teste foi feito num trecho de 01 quilômetro da Metong Road, no sudeste do estado de Victoria na Austrália.
A ideia é que essas marcações fotoluminescentes sejam usadas em pelo menos outros 70 locais.
Como funciona a fotoluminescência, e porque ela funciona?
Inicialmente, é importante enfatizar que as linhas da estrada fazem uso da simples fotoluminescência que nada mais é do que a propriedade que um elemento tem para emitir radiação luminosa após ter sido exposto a uma fonte de luz anteriormente, seja ela natural ou artificial.
Expostas à luz solar o dia todo, as faixas de marcação da rodovia irradiam essa luz durante o período noturno.
E isso ajuda e muito na manutenção da referência do motorista/piloto ao rodar pela rodovia. Com as faixas sempre destacadas é possível ter a exata noção de onde se está no pavimento.
A opinião dos especialistas
Técnicos do Estado de Victoria que implementaram a ideia, esta tecnologia já é aplicada em relógios de pulso, brinquedos infantis e interruptores de luzes.
Agora adaptada para as estradas vai ajudar os motoristas “na aproximação de curvas, cruzamentos ou entroncamentos”, melhorando seu tempo de reação e consequentemente ajudando na prevenção de acidentes.
E você, o que achou dessa ideia? Deixa aqui nos comentário para a gente saber e compartilhe com aquele seu amigo que rodar de noite !