É NECESSÁRIO DEIXAR A MOTO AQUECER ANTES DE RODAR? - Blog Corse
Back
Frete Grátis nas compras acima de R$ 600,00
Envio imediato
Troca grátis
Parcelamento em até 10x

É NECESSÁRIO DEIXAR A MOTO AQUECER ANTES DE RODAR?

Será que a sua moto precisa ser aquecida? Descubra agora!

As motocicletas precisam mesmo ser aquecidas antes de rodar seja no verão ou no inverno? Isso não é coisa só de motocicleta carburada ou de moto antiga?

Se você tem essas dúvidas continue lendo abaixo.

 

Quanto tempo é necessário para a motocicleta aquecer?

Ao contrário do praticado antigamente, você não precisa deixar sua moto funcionando por 10 ou 15 minutos para aquecer adequadamente antes de poder montar nela e partir. Na verdade, o motor aquece rápido, mesmo em climas mais frios.

Mas a maioria dos motociclistas não respeita certos conceitos antes de rodar o que pode prejudicar a vida útil do seu motor.

Mas então, por quanto tempo devo aquecer minha moto antes de rodar?

Na primeira partida do dia você deve aquecer sua motocicleta por 1 a 5 minutos, dependendo do clima antes de partir. Ou seja chegou na garagem, ligue a moto e daí termine de vestir capacete e luva que já atenderá esse tempo. Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.

De toda forma o que é necessário mesmo passados esses primeiros minutos é que não acelere muito andando em giros mais altos logo ao partir. Além de lubrificação seu motor precisa estar na temperatura de “trabalho” para performar corretamente. Se o tempo estiver especialmente frio, vá com calma e não “enrole o cabo” nos primeiros 10 a 15 minutos.

O que acontece se você não aquecer adequadamente a motocicleta?

Digamos que você está com pressa e precisa decolar o mais rápido possível. Não há tempo para esperar que a moto aqueça, nem de “pegar leve” nos primeiros minutos, você sobe na moto, dá a partida e sai a mil.

Com o motor operando frio é mais difícil de bombear o óleo e a lubrificação ficará comprometida. Isso além de criar mais atrito entre componentes poderá aumentar a pressão e causar vazamentos com mais facilidade. Como resultado, danos a longo prazo e prejuízo certamente.

Acelerar até o limitador de giro logo ao dar partida é pedir para ter problemas.

 

Outro problema que você pode enfrentar se estiver pilotando aquela clássica carburada é que os carburadores frios irão engasgar e travar. Devido à baixa temperatura, o combustível não entrará em combustão de modo uniforme e será menos eficiente. À medida que a motocicleta aquece, as coisas voltam ao normal, e a combustão se igualará mas até lá a moto terá muito mais “sede”.

 

Todas as motocicletas precisam ser aquecidas?

Alguns pilotos dirão que as motos novas não precisam ser aquecidas tanto quanto as mais antigas, mas se até na MotoGP as motocicletas são aquecidas por muito mais tempo (10 minutos ou mais) vale refletir se não é o caso de segurar o ímpeto ao sair com a sua, certo?

 

Por fim, o que não é preciso no caso das motos de rua atuais é ligar a motocicleta e esperar 10 minutos para partir. Nem mesmo se a moto vai ficar parada muito tempo a ideia é se não vai sair com a motocicleta não adianta ligar o motor na garagem. Com ela parada o máximo que vai conseguir é gastar bateria e combustível. O ideal é dar algumas voltas para não só o motor, mas todos os componentes serem movimentados. Lembrando que toda máquina é feita para funcionar. Máquina/motocicleta parada por longos períodos não faz bem!

Mais uma desculpa pra rodar, certo? Então tá esperando o que? Bora acelerar porque afinal sua moto precisa =)


Deixe um comentário