Death Wobble - Blog Corse Blog Corse
Back
Frete Grátis nas compras acima de R$ 600,00
Envio imediato
Troca grátis
Parcelamento em até 10x

Death Wobble

Já ouviu falar de “Death Wobble” ou a “Dança da Morte”?

Death Wobble é uma oscilação quase incontrolável que afeta a roda dianteira da motocicleta. Essa vibração pode ser causada pela própria motocicleta, seja por algum problema em sua ciclística, por condições de manutenção da moto ou ainda quando induzida pelo piloto (excesso de velocidade, forma de condução agressiva, por exemplo)

 

Pra piorar, a grande maioria dos pilotos que encaram esse problema não sabem o que fazer e portanto não conseguem evitar uma queda decorrente desse problema.

Mas calma, existem medidas para prevenir ou pelo menos reduzir esse efeito. Fica ligado nessas dicas pra sair.

GRIP

A primeira coisa que você tem que fazer é manter o “grip” no guidão sempre firme. E firme, significa firme, somente, não é para esmagar a manopla com toda força e sim manter um contato apertado o suficiente para que um desnível no asfalto não te faça perder contato com a manopla.

 

Não ataque os freios imediatamente

Reduza a velocidade gradualmente reduzindo as marchas.

Caso a moto comece a chacoalhar, sua primeira tentação será apertar os freios com força. NÃO FAÇA ISSO porque se isso acontecer, é quase certa a queda.

Nesse momento tudo que você menos quer é mais peso transferido para a roda dianteira. Na realidade, pilotos que experimentaram esse efeito irão recomendar que você faça algo completamente contra intuitivo, que é acelerar mais (moderadamente obviamente) para endireitar a motocicleta. É garantia de sucesso em controlar o Death Wobble?... Não! Mas é uma das medidas que podem ser tomadas para tentar anular esse efeito.

Manutenção Básica

Duas medidas na manutenção preventiva que são essenciais:

1 - Manter a suspensão da motocicleta revisada. Nunca rodar com amortecedores, balança ou qualquer componente avariado ou “cansado”.

2 - Regular sempre a pressão do pneu conforme o fabricante recomenda para o nível de carga que estiver transportando (piloto + garupa + bagagem).

 

Amortecedor de guidão

Um item bem comum nas motos de competição que você pode adicionar na sua motocicleta é o amortecedor de guidão. Esse equipamento poderá absorver e controlar vibrações e evitar esse efeito. Mas cuidado, um amortecedor mal instalado ou mal regulado pode causar outros problemas como dificuldade de esterço e até mesmo problemas em andar em linha reta. E tudo que você não quer é trocar um problema pelo outro. Se for instalar procure um equipamento de qualidade e mão de obra especializada.

Por fim, rode com inteligência.

As vezes pode não ser nada com sua moto, nenhum problema no pavimento, só aquela pecinha sobre a motocicleta. Se você estiver exagerando na condução da moto saiba que tudo que é brusco sobre a moto, poderá causar efeitos que podem sair do controle. O melhor jeito de conduzir é sempre sendo suave nos comandos. Parece óbvio, mas tem muita gente que parece querer desafiar os limites da motocicleta o tempo todo e ficar brigando com a moto e com a física. Se você fizer isso a chance maior é que uma hora ou outra ela ganhe e você vai ter problemas. Se quiser se desafiar e desafiar os limites da moto, já sabe onde fazer isso, procure um autódromo.

Enfim, a ultima dica é: rode de forma segura porque a diversão é praticamente a mesma, só que andando direito, você se diverte por muito mais tempo.


Deixe um comentário